Geografia (Rio Claro/SP)
[volume 33, número 2, p. 365-387, Maio/Ago. 2008]
NOTA PELA QUAL RELATAMOS AS ETAPAS DE PROJETO E EXECUÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADES EM DISCIPLINA. COMPREENDENDO IMPASSES, REAJUSTES, CONTORNOS E EQUÍVOCOS, A NARRATIVA É TAMBÉM UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE TÓPICOS RELEVANTES E LITERATURAS-GUIA PERTINENTES.
["Percepção espontânea, vimos que o mais acertado seria falar aos alunos sobre pg pelo que nos dissessem autores possíveis de vincular às escolas de pensamento. Isso quis dizer: ao invés de optar pelas obras modestas que tratam diretamente da HPG (pelos compêndios, numa palavra), recorrer ao expediente da leitura pontual de nomes associáveis àquelas transformações e episódios aludidos há pouco. Bem, mas além desta opção significar um pequeno artifício - a fim de fugir da leitura exclusivista -, a subversão de uma escolha mais simples traria (era nossa aposta!) a chance de um exercício reflexivo com maior grau de exigência. A impressão nos pareceu óbvia: os alunos, então, não estariam reféns de uma versão pronta da História." (p. 366)]
LINK: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/3129
Nenhum comentário:
Postar um comentário