I Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico
[27-30 Abr. 2008, UFU, Anais, 11f.]
COMUNICAÇÃO PELA QUAL APONTAMOS HAVER TRÊS GRANDES MATÉRIAS DE PESQUISA POUCO EXPLORADAS EM "HPG" - AS QUAIS, ENVOLVENTES DE CERTOS PARTICULARISMOS E CUIDADOS, DÃO MARGEM A SE CONSIDERAR O VALOR PEDAGÓGICO QUE TERIAM OS TESTEMUNHOS DE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS COM ELAS: PROCEDIMENTOS E MEDIDAS PARA A ANÁLISE TEXTUAL; APRECIAÇÕES RELATIVAS AO ALINHAMENTO DOS DISCURSOS A DETERMINADAS PREMISSAS DE SISTEMAS DE PENSAMENTO; E CONJECTURA A RESPEITO DA HIPÓTESE DE UM DESIGN-MÉDIO PARA A FORMA COMO EVOLUEM AS ESCOLAS OU CORRENTES.
["Nos referimos à simultânea carência de registros (sob a forma de compêndios didáticos ou propedêuticos) que tratem mais explícita e instrutivamente das questões: 1a) da processualística metodológica (como praticar a HPG?), 2a) do diagnóstico da filiação filosófica dos discursos (como aventar a natureza do 'P'?) e 3a) da dinâmica evolutiva das escolas (como codificar os mecanismos da 'H'?). Esta comunicação é o resultado de um exercício reflexivo acerca das três constatações." (p. 1)]
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