[16-18 Nov. 2016, UFSC, Florianópolis, Anais, 13f.]
DIVULGAÇÃO DE MODELOS,
PELOS QUAIS PROPOMOS O TRATAMENTO DIDÁTICO DE TÓPICOS DE HISTÓRIA E DE
FILOSOFIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA ... MEDIANTE: (1) REARTICULAÇÃO LÓGICA ENTRE
ALGUMAS TERMINOLOGIAS DE EMPREGO FREQUENTE MAS DESCUIDADO (POSTO QUE APARENTAM
SER MUTUAMENTE SUBSTITUTIVAS) - “SISTEMA
DE PENSAMENTO" (SP), “VERTENTE” (V), “CORRETE” (C) E “MATIZ” (M) - ; (2) REARRANJO DOS “GRANDES
MARCOS” DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NUMA LINHA TEMPORAL SIMPLES MAS
SUGESTIVA ; E (3) CARACTERIZAÇÃO GERAL DE UM CAMPO QUE CONFIGURARIA
O ÂMBITO DE AÇÃO DOS ESTUDOS ESPECIALMENTE DE “GEOGRAFIA DA CIÊNCIA” (CASO
QUE PROPORÍAMOS COMO “EXCLUSIVO” PARA O USO PARTICULAR DO TERMO “ESCOLA”). OS DOIS
PRIMEIROS ASPECTOS SÃO MODELOS QUE DIZEM RESPEITO A UMA EPISTEMOLOGIA “DA GEOGRAFIA” ; ENQUANTO O TERCEIRO, A UMA EPISTEMOLOGIA “GEOGRÁFICA”.
Seguindo na analogia fluvial, é conveniente incorporarmos também a imagem dos canais que se ramificam em avulsão. Estes ramos instituiriam o timbre 'Matizes'" (p. 7)]
Link#1: http://www.15snhct.sbhc.org.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=1440
Link#2: http://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1470699002_ARQUIVO_Completo(ReisJr).pdf
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