terça-feira, 15 de agosto de 2023

[PB96] Um modelo linguístico para o ensino de epistemologia

Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (Universidad de Vigo, Esp)

[volume 22, número 1, p. 171-195, 2023]
DESIGN DE UM PROTÓTIPO PARA A AVALIAÇÃO DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DE SISTEMAS DE PENSAMENTO MEDIANTE ASPECTOS DA LINGUAGEM. O MODELO PROCURA COORDENAR FATORES DE ORDEM LÓGICO-COGNITIVA (COMPONENTE "ARGUMENTO") E FATORES DE ORDEM SOCIOLÓGICO-CONTEXTUAL (COMPONENTES "VOCABULÁRIO" E "RETÓRICA" - INTEGRADOS PELA NOÇÃO GERAL DE DISCURSO). RECORRE-SE A REFERÊNCIAS DE RESPALDO NOS CAMPOS DA LINGUÍSTICA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA, A FIM DE DEMONSTRAR QUE O ESQUEMA DETÉM POTENCIALIDADE PARA QUE ALUNOS EXERCITEM UM DIAGNÓSTICO MAIS SISTEMÁTICO ACERCA DO FUNDAMENTO LINGUÍSTICO DAS CORRENTES, PARADIGMAS OU TENDÊNCIAS CIENTÍFICAS. NA QUALIDADE DE "ENSAIO DE APLICAÇÃO", PROJETAMOS O MODELO SOBRE UMA AMOSTRA DE TEXTOS EMBLEMÁTICOS NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.
[extrato: (...) paradigmas permitem-se identificar por certas marcas linguísticas que lhe seriam inerentes. Logo, é como se a cada tradição de pesquisa pudéssemos vincular um estilo de discurso, com respectivos vocabulário e retórica. A questão é que, para não dar sobrepeso ao ângulo externalista, equilibrando os vieses lógico e sociológico, incluímos um componente compensador ao protótipo: o argumento. Ele representaria o ângulo internalista; contemplando, por sua vez, o fato de as explanações em ciência serem compostas por elementos que se coordenam logicamente. (173)]

Nenhum comentário: