terça-feira, 15 de agosto de 2023

[PB97] Aprendizagem cooperativa em tempos de Covid-19: uma experiência de ensino coordenado de epistemologia e metodologia

Educação em Foco (Universidade do Estado de Minas Gerais)

[volume 26, número 48, p. 1-27, 2023]
RELATO A RESPEITO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO ENVOLVENDO ALUNOS CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. TRATA-SE DA EXPOSIÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE FOI CONCEBIDA E EXECUTADA DURANTE A TEMPORADA DE "ENSINO REMOTO", QUANDO DA PANDEMIA DE COVID-19. PROPUSEMOS UMA DINÂMICA INTERATIVA, PELA QUAL OS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE "METODOLOGIA DA GEOGRAFIA" (MG) APRESENTARIAM SEUS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A GRUPOS DE ESTUDANTES CURSANDO A DISCIPLINA DE "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA" (ICG). A IDEIA ERA QUE OS PRIMEIROS EXERCITASSEM HABILIDADES ARGUMENTATIVAS; ENQUANTO OS SEGUNDOS, JUÍZOS CRÍTICOS - AMBAS AS FACULDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DE UM PROPÓSITO DE RECONHECER E PRATICAR OS VALORES DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. A EXPERIÊNCIA TAMBÉM SERVIU PARA TESTAR A VERSATILIDADE DOS NOVOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E SEU USO POTENCIAL EM ATIVIDADES DIDÁTICAS COM INTERAÇÃO A DISTÂNCIA.
[extrato: O  aspecto  prático  das  disciplinas  pressupunha  uma  interação do tipo 'cooperativa'. Com o exercício, tínhamos o propósito de ocasionar a que os calouros percebessem as projeções prática e aplicada da teoria científica em situações concretas – no caso, tomando conhecimento dos planos de investigação  elaborados  por  alunos  veteranos  de  MG. (...) A ideia, para os alunos de MG, era que desenvolvessem estratégias didáticas para comunicar a esse público ingressante no mundo universitário (com ainda poucos subsídios sobre a natureza da prática científica em Geografia) suas intenções investigativas. (11)]

Nenhum comentário: