Educação em Foco (Universidade do Estado de Minas Gerais)
[volume 26, número 48, p. 1-27, 2023]RELATO A RESPEITO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO ENVOLVENDO ALUNOS CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. TRATA-SE DA EXPOSIÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE FOI CONCEBIDA E EXECUTADA DURANTE A TEMPORADA DE "ENSINO REMOTO", QUANDO DA PANDEMIA DE COVID-19. PROPUSEMOS UMA DINÂMICA INTERATIVA, PELA QUAL OS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE "METODOLOGIA DA GEOGRAFIA" (MG) APRESENTARIAM SEUS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A GRUPOS DE ESTUDANTES CURSANDO A DISCIPLINA DE "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA" (ICG). A IDEIA ERA QUE OS PRIMEIROS EXERCITASSEM HABILIDADES ARGUMENTATIVAS; ENQUANTO OS SEGUNDOS, JUÍZOS CRÍTICOS - AMBAS AS FACULDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DE UM PROPÓSITO DE RECONHECER E PRATICAR OS VALORES DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. A EXPERIÊNCIA TAMBÉM SERVIU PARA TESTAR A VERSATILIDADE DOS NOVOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E SEU USO POTENCIAL EM ATIVIDADES DIDÁTICAS COM INTERAÇÃO A DISTÂNCIA.
[extrato: “O aspecto prático das disciplinas pressupunha uma interação do tipo 'cooperativa'. Com o exercício, tínhamos o propósito de ocasionar a que os calouros percebessem as projeções prática e aplicada da teoria científica em situações concretas – no caso, tomando conhecimento dos planos de investigação elaborados por alunos veteranos de MG. (...) A ideia, para os alunos de MG, era que desenvolvessem estratégias didáticas para comunicar a esse público ingressante no mundo universitário (com ainda poucos subsídios sobre a natureza da prática científica em Geografia) suas intenções investigativas.” (11)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário